Potengi, verás que um filho teu não foge à luta!

Edson Veriato e sua história de luta



È notório o surgimento de lideranças jovens comunitária na região do cariri cearense.
O destaque de hoje é o jovem Edson Veriato, presidente da federação das entidades comunitárias do município de Potengi – FECEMP.
   Menino do povo, residente no sitio Boa Vista, zona rural de Potengi, iniciou sua trajetória comunitária no movimento estudantil em 2003, vindo em seguida filiar-se na UJS - União da juventude socialista e no PC do B – Partido comunista do Brasil. A partir dessas iniciativas, Edson Veriato nunca mais ficou indiferente as questões sociais dos seus conterrâneos. Fundou a UMESP - União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Potengi, e faz parte da diretoria estadual da UJS. Participante assíduo de congressos e similares Nacionais e Estaduais como; Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Congresso Estadual e Nacional da UJS em Brasília e São Paulo, Festival da juventude rural em Brasília, Conferência Estadual e Nacional da Juventude, Conferencias Municipal de Direitos, /diversas.
   Edson Veriato, jovem de campo, em 2009 filiou-se ao STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e atualmente é Diretor de Formação de políticas sindicais STTR de Potengi. É membro atuante e de mesa diretora dos Conselhos municipal da criança e do Adolescente, do Idoso, da Habitação do desenvolvimento sustentável, do Meio Ambiente, de assistência Social, sempre representando a juventude rural.
   Criou e reorganizou dezenas de Associações Comunitárias e hoje coordena e apóia 28 associações direcionadas para 55 Comunidades. Gente muita conhece atuação dinâmica e comprometida d e Edson Veriato como os moradores das vilas Padre Cícero e Boa Vista, Melosa, Alto Alegre, Chapada da Torre, Quaresma, Catolé, Bela vista, Barreiros, Caraíbas e outros... Todos receberam continuamente a visita desse jovem que não mede esforços para conquistar benefícios para o povo sem vez e sem voz. Atualmente está captaneando através da federação FECEMP projetos de abastecimento de água para as comunidades de Alto Alegre, Morrinhos, Melosa, Boas Vista, Assado, Caraíbas e Cachoeira do Pinga Fogo, alguns aprovados, outros em fase de aprovação.
   Edson Veriato destaca-se também como fundador da Associação dos Remanescentes de Quilombolas da Comunidade d Catolé, e da ARS – Atitude Revolucionária Socialista, presente em 08 municípios do Cariri. Fundou ainda a IEC – Ibitiara Esporte Clube, única associação de esportes juridicamente reconhecida no Município. O jovem que apresentamos, possui militância no movimento social dedicado ao desenvolvimento de município de Potengi, do Estado e do País, em defesa dos interesses da juventude e dos trabalhadores. SE O PRESENTE É DE LUTA O FUTURO NOS PERTENCE.              
Em 2013 se desfilia do PCdoB.  No final de 2014 se organiza e  Filia-se ao  PSOL- Partido Socialismo e Liberdade, sendo eleito  Presidente do diretório municipal  de Potengi, adere a corrente interna Resistência Popular e Socialista e com participação no congresso do PSOL Ceará em 2015 é eleito para direção estadual. Em 2015 funda com amigos o Centro de Formação Camponesa e Operário,que passa a  ter como instrumentos de comunicação o jornal quinzenal “Resistência Popular”, site, “centrofoco.com“, “Rádio Atitude Revolucionária“, Pagina no Facebook, “centro foco” Twitter, Centro Foco.
Em 2016, Edson Veriato foi candidato a Vereador nas eleições municipais, tirando 282 votos e por 11 votos não foi eleito Vereador. Após as eleições municipais de 2016 funda com jovens ativistas a ONG Comunidade Em Movimento- Comove.

Edson Veriato compartilha diariamente suas atividades através de Blogs e Redes sociais.
Blogger:
http://edsonveriato.blogspot.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/edson.veriato

Pagina no Facebook:
https://www.facebook.com/veriato2018/

Twitter:
https://twitter.com/EdsonVeriato

Web Rádio Atitude Revolucionária:
http://www.centrofoco.com/

Canal YouTube:
https://www.youtube.com/c/EdsonVeriato




 




 Por: Renato Roseno Deputado Estadual - Psol Ceara
 
 


 Confira nossa luta em nosso blogger e redes sociais!

Postar um comentário

3 Comentários

Caro conterrano Edson Veriato,

Meu nome é Lucio-X, sou um retirante nordestino morando em Osasco-SP...
É com muito prazer, orgulho e satisfação, que encontro-me visitando seu site e tendo a honra de conhecer um autentico Conterrano, na acepção mais ideológica ou 'óxentica', que esse termo possa conter.

Sou também um ativista e idealista da nossa causa "nordestina", sem porém me aproximar das ideologias políticas, sejam elas, liberalistas, socialistas ou anarquistas...

( CONSIDERO PARTICULARMENTE, QUE AS ATUAS FILOSOFIAS POLÍTICAS, O LIBERALISMO, O COMUNISMO, ETC, SÃO TODAS SÓCIAS E PREDADORAS DAS NOSSAS IDÉIAS E IDEAIS, COMO POVO CONTERRANO, COMO CULTURA OXENTE, E COMO ETNO )

Estou muito feliz por saber que existem grandes Nordestinos ou Conterranos pelo Brasil, mantendo aceso os ideais de justiça social, cidadania, e orgulho do povo nordestino, pelos quais morreram heróis do nosso povo, como: ZUMBI DOS PALMARES, COSME BENTO, MANDU LADINO, ANTONIO CONSELHEIRO, ANTONIO SILVINO, LAMPIÃO, e tantos outros líderes e pensadores do proto-conterranismo como: PATATIVA DO ASSARÉ, PADRE CÍCERO, LUIZ GONZAGA...

meu site é www.lucio-x.blogspot.com
www.realidadeoxente.blogspot.com
Quero convida-lo a acessar meus sites, atravez desses endereços e conhecer minhas idéias, meus ideais e meu trabalho de decodificar a CULTURA OXENTE resultando no surgimento de uma ideologia que chamo de CONTERRANISMO.


lucio-x@bol.com.br

UM GRANDE ABRAÇO DESTE POETA CONTERRANISTA
Roberto Vieira disse…
Parabéns camarada Edson! Potengi, o Ceará e o Brasil, precisa pessoas como você. A vitória só é legitimada, se os trabalhadores estiverem envolvidos na luta...
EDSON VERIATO disse…
Muito grato pelos comentários.

Obrigado pelo apoio!

Juntos somos mais fortes!