Potengi, verás que um filho teu não foge à luta!

Plenaria Regional da Unegro Cariri






Unegro Ceará





A União de Negros pela Igualdade- UNEGRO, foi fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, por um grupo de militantes do movimento negro para articular a luta contra o racismo, a luta de classes e como bater as desigualdades de gênero. Hoje, 24 anos depois, a UNEGRO se tornou uma referência internacional e tem cerca de 6 mil filiados em todo o país.

A União dos Negros pela Igualdade ceará, estar realizando neste ano de dois mil e treze, sua plenária estadual,com propósito de renovar a direção estadual e fortalecer a luta dos negros e negras tanto urbano quanto rural do Ceará e levarmos o movimento negro a constituição de um fórum estadual para unificar as lutas deste povo e criamos uma pauta unificada de revindicações.

A plenária estadual da UNEGRO – CE, foi lançada neste dia 12 de fevereiro de 2013,no Quilombo Carcará na cidade de Potengi –CE,fizeram presente remanescentes de quilombolas das comunidades de Potengi e Salitre. A plenária foi acompanhada pelo representante da direção nacional da UNEGRO Paulo Rogério e contou com a presença do Presidente do PCdoB de Salitre o Sr. Eliomar e da vereadora Luzinete (PCdoB –Salitre), Valdivino Neto (PCdoB – CE,MLT – CE– Movimento de Luta pela Terra – Ceará e UJS-CE– União da Juventude Socialista – Ceará) e Edson Veriato (PCdoB – Potengi ,Presidente da FECEMP – Federação das Entidades comunitária do município de Potengi,UJS –CE – União da Juventude Socialista – Ceará e MLT – CE – Movimento de Luta pela Terra – Ceará),José Nilton presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Potengi.

Unegro Ceará

A plenária foi movida com muitas euforia de todos presentes onde foi feito levantam histórico das lutas dos negros e sua atual lutas por diretos e reconhecimento das comunidades e povos remanescentes de quilombos da região do Cariri,Ceará e Brasil e demos uma maior atenção as comunidades quilombolas da região, que encontra uma grande barreira para serem reconhecidas pela Fundação Palmares, com destaques para as comunidades de remanescentes de quilombo Carcará e Catolé Potengi e muitas outras em Assaré,Salitre e Araripe.
Unegro Ceará

Após a plenária uma delegação foi tirada para visitar a Casa do Infincado onde morou o Barão de Aquiraz que fica município de Assaré - Ce, a mesma é reincidida pelos quilombolas para que seja tombadas pelo patrimônio histórico pois lá funcionou uma Senzala.

Postar um comentário

0 Comentários