Potengi, verás que um filho teu não foge à luta!

Senado aprova criação da região integrada Cariri-Araripe



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, na última semana, a criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe (RICA), Projeto de Lei 122/2009, de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). A matéria já havia sido aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e agora segue para o Plenário da Casa.


“Com esta iniciativa, propomos a criação de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento de 70 municípios do Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba, situados no complexo Cariri-Araripe, que abrangem uma área de quase 46 mil km2 e uma população de mais 1 milhão e meio de habitantes”, explica o senador Inácio.

O parlamentar explica que pesquisas e estudos geológicos apontam a possibilidade da existência de petróleo na Bacia Sedimentar do Araripe, englobando municípios do Cariri Cearense, de Pernambuco, do Piauí e da Paraíba. “A confirmação da presença do petróleo na região poderá representar forte impacto no processo de desenvolvimento”, observa.

Com o projeto poderão ser disponibilizados recursos para ações articuladas entre a União e estados e municípios da RICA, destinadas ao aproveitamento das potencialidades produtivas locais compatíveis com a conservação ambiental, além das atividades do turismo ecológico, científico e cultural.

Municípios

A Região que integra a RICA é constituída pelos Municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre, no Estado do Ceará; Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Trindade, no Estado de Pernambuco; Acauã, Alegrete, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande, Campo Grande, Caridade do Piauí, Curral Novo, Francisco Macedo, Fronteiras, Marcolândia, Padre Marcos, Paulistana, Pio IX, São Julião, Simões, Vila Nova, no Estado do Piauí; Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Conceição, Monte Horebe, Santa Inês, São José de Piranhas, no Estado da Paraíba.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)

Postar um comentário

Postar um comentário