Potengi, verás que um filho teu não foge à luta!

Inácio vai ao Cariri falar sobre implantação da UFCA e o fortalecimento da URCA


Professores, estudantes e servidores da nova Universidade Federal do Cariri estiveram reunidos nesta sexta-feira (14.06), no Campus de Juazeiro do Norte, para discutir com o senador Inácio Arruda a implantação da UFCA, uma conquista do Ceará, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 5 de junho deste ano.

Durante sua fala, Inácio Arruda, que é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, e titular da Comissão de Educação do Senado Federal, estão previstos investimentos de R$ 157 milhões até 2017, o maior já realizado em educação no Cariri, resultando em importantes mudanças políticas, econômicas e sociais na região.

Inácio explicou também que, para a Universidade Federal do Cariri se torne efetiva, será realizado um desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Cariri. Dessa forma, participarão inicialmente da UFCA os campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato (que antes da lei pertenciam à UFC), e os novos campi de Icó e Brejo Santo. Assim, os estudantes que frequentam os campi já existentes serão transferidos automaticamente para a nova unidade federal. Os professores, antes lotados na UFC, também passarão a integrar o corpo docente da UFCA.

Além de ministrar ensino superior, a UFCA vai desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, com atuação multicampi. Já são ministrados onze cursos, entre eles Medicina, Engenharia e Agronomia e serão oferecidos outros 16 novos cursos.

A Lei 12.826 prevê a criação de 197 cargos de professor de Magistério Superior e 212 cargos de nível superior classe “E” e 318 cargos de nível intermediário classe “D”, do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação. Deverão ser oferecidos inicialmente 27 cursos de graduação e a meta é atender a 6.490 estudantes de graduação e pós-graduação.

URCA
No Crato, Inácio Arruda participou de um debate com o corpo técnico da Universidade Regional do Cariri – URCA, sobre o ‘Funcionamento das Universidades Públicas Estaduais: Desafios e Perspectivas’. Inácio relatou os principais avanços relacionados à mobilização que tem sido realizada entre os reitores das universidades estaduais e municipais do Brasil.

Inácio enfatizou a necessidade de proporcionar melhorias nessas instituições, por meio de um orçamento garantido também pelo Governo Federal e disse que estará sendo realizada, em breve, reunião dos reitores e Ministério da Educação, para debater a temática. Ele aposta na sensibilização do governo, para a provável conquista de orçamento federal destinados à essas instituições.
Já a reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, que trouxe para a universidade a debate, em que compareceram alunos e professores, destacou a grande necessidade dos novos investimentos do Governo Federal, como forma de ampliar as condições de investimentos das universidades estaduais e municipais. “Isso inclui mais pesquisa, extensão, para que essas instituições possam cumprir o seu papel no desenvolvimento dos seus respectivos territórios”, disse.

O senador destacou a importância do movimento realizado pelos reitores das universidades estaduais e municiais, destacando a participação da reitora da URCA, professora Otonite Cortez. Ainda ressaltou as reivindicações das universidades, provocando a formação de uma frente parlamentar que irá chegar até o governo federal, com as solicitações para as universidades, frente às necessidades no ensino superior do Brasil, com sua grande amplitude e alcance.

Ainda no Crato, o senador Inácio Arruda participou de uma reunião com o prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, onde foram tratados assuntos de relacionados ao desenvolvimento do município, com destaque para o fortalecimento da cultura local e o apoio a politicas públicas voltadas para a juventude.
Fonte:http://inacio.com.br

Postar um comentário

Postar um comentário