Potengi, verás que um filho teu não foge à luta!

07 de setembro em Potengi é comemorado após desfile cívico das escolas do municipio

Depois do desfile cívico vivido no 04 de setembro em homenagem aos 56 anos de Potengi na manhã de hoje sábado dia 07 de setembro dia da Independência do Brasil todo o território nacional comemora os 191 anos da Proclamação da Independência do Brasil com várias manifestações da sociedade civil.

Prefeita em exercício Vanda Tenório ,Deputado federal Chico Lopes e a Presidenta da Câmara Leonir Cavalcante, momento do hasteamento das bandeiras..
Nesta data autoridades municipais de Potengi prestaram homenagem ao 07 de setembro com o hasteamento das Bandeiras Nacional,Estadual e Municipal na sede da prefeitura municipal, além da presença dos cidadãos potengienses esteve presentes ao evento o Deputado Federal Chico Lopes (Pc do B) que se encontra na região no dia de hoje em Potengi, Santana do Cariri, Assaré e Salitre. 


O feriado de sete de setembro comemora a independência do Brasil e por isso é um dos feriados nacionais mais importantes do país. Embora a história oficial marque o dia 7 de setembro de 1822 como o dia da independência, alguns historiadores modernos sugerem que o processo da começou muito antes, tendo como um dos primeiros e principais detonadores a fuga da família real portuguesa ao Brasil em 1808, como conseqüência da Guerra Peninsular.

Com o comando do reino português sendo transferido para o Brasil, houve uma espécie de inversão metropolitana, pois, na prática, o Brasil deixava de ser uma mera colônia e passava a exercer plenamente as funções de metrópole. Essa inversão gerou um grande descontentamento em Portugal, que acabou culminando no segundo evento que ajudou a catalisar a independência do Brasil: a Revolução Liberal do Porto, em 24 de agosto de 1820.
Com a crescente tendência das cortes portuguesas em tornar efetivo o projeto de recolonizar o Brasil, em praticamente todas as províncias do país começaram a se ouvir clamores independentistas. Apesar das divergências entre a aristocracia rural e as camadas urbanas populares, a pressão sobre o príncipe regente para que se decantasse a favor da independência do Brasil crescia gradualmente. Até que, em 7 de setembro de 1822, após receber uma carta do seu pai na qual exigia que D. Pedro voltasse a Portugal e acatasse as ordens do rei e das cortes portuguesas, o príncipe regente percebeu que deveria tomar uma decisão importante.


Estando às margens do riacho Ipiranga, localizado na região onde se encontra atualmente o bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo, o príncipe regente expressou sua decisão bradando a famosa frase Independência ou morte!, ato que acabou ficando mais conhecido historicamente como o episódio do Grito do Ipiranga. Com esse ato simbólico, o longo processo de emancipação política do Brasil chegava ao seu ponto decisivo, levando Dom Pedro a ser aclamado imperador do Brasil em 12 de outubro de 1822 e coroado quase dois meses depois, em 1º de dezembro do mesmo ano, recebendo o título de D. Pedro I.
Hoje em dia, as comemorações do Dia da Independência do Brasil ocorrem em todo o território nacional, com a realização de desfiles, solenidades públicas, espetáculos musicais e diversos tipos de manifestações patrióticas. 

Leia Mais no Potengi na Internet ::AQUI::


Ivanildo Souza/Repórter Cidadão/Fm 104.9 Mhz - Potengi,Ce
Único como você.Tradicional como poucos.
    Já saiu o Jornal do Ivanildo Souza leia ::AQUI::
Comente essa matéria e seja o nosso seguidor no FeceBook
Quer Seguir o "Potengi Na Internet' No Twitter: Clique ::AQUI::
Quer seguir este BLOG clique ::AQUI::  

Postar um comentário

Postar um comentário