Potengi, verás que um filho teu não foge à luta!

Associação de artesãos é organizada no Municipio de Potengi

A Prefeitura Municipal de Potengi, através da Secretaria de Ação Social em parceria com a Federação das Entidades Comunitárias do Município de Potengi, realizou nesta Terça Feira no Centro Municipal de Arte e Cultura-Cemac, reunião publica com todos os Artesãos do Município com o objetivo de criar a Associação dos Artesãos de Potengi. Esteve presente o jovem Edson Veriato Presidente da Federação das Entidades Comunitárias, Luciano Custodio Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, José Nilton Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Mario Filho Presidente da Associação dos Ferreiros, Ivone Moraes Técnica do  Centro de Artesanato do Ceará (Ceart), Marcos Araújo Técnico do  Centro de Artesanato do Ceará (Ceart), Presidentes de Associações de Produtores Rurais e Etc.
"A organização dos Artesãos possibilitará a entrada de recursos para o fortalecimento e crescimento do setor, inclusive aumentar a renda familiar, realizar exposições de produtos e comercializar para todo o estado cearense" disse o presidente da Federação Edson Veriato. 

  Logo após os esclarecimentos sobre a  objetividade da reunião,  foi realizado eleição para formação da diretoria ficando constituída da seguinte forma, Presidente; Rejane Sudário; Vice Presidente; Eudes Alves; 1º Secretário; Cristiane Sergio; 2º Secretário; Soelma; 1° Tesoureiro; Rosângela Batista; 2º Tesoureiro; Antonio Alves; Conselho Fiscal; Titular; Maria Francisca da Silva; Suplente; Genival Ferreira; Titular; Luiz Carlos; Suplente; José Roberto; logo em seguida todos foram empossados para seus respectivos cargos.

Na oportunidade foi entregue aos Ferreiros de Potengi as carteirinhas de Artesão e já agendado com o Centro de Artesanato do Ceará (Ceart), a próxima reunião para o dia 15 de Maio do corrente ano que acontecerá no Centro Municipal de Arte e Cultura-Cemac as 9:00hs da manhã.

FIQUE POR DENTRO
Região reúne cerca de 5 mil artesãos
O Cariri conta com mais de 5 mil artesãos cadastrados no Ceart. Os trabalhos envolvem diversificadas tipologias. Entidades como o Centro de Cultura Mestre Noza e Artesãos da Mãe das Dores têm centenas de profissionais cadastrados. O barro, a palha e a madeira são os principais artigos produzidos pelos integrantes dessas entidades. No caso da palha, destacam-se as 'mulheres da palha', do Horto, em Juazeiro do Norte, com a maior produção do artesanato local. A fibra do sisal é usada pelos artesãos da cidade de Caririaçu, onde o cultivo da matéria-prima. Em Nova Olinda o artesanato em pedra Cariri. A estimativa inicial é que mais de 8 mil produtos da região estejam expostos nos locais onde vão se realizar os jogos da Copa, principalmente divulgando artesanato local.


Da Redação por Edson Veriato


Postar um comentário

1 comentário