Potengi, verás que um filho teu não foge à luta!

Mais oito municípios receberão o Garantia-Safra a partir de janeiro



O benefício é pago aos agricultores em caso de perda de safra igual ou superior a 50% da safra, comprovado por laudo pelo MDA

13.485 agricultores familiares de oito municípios cearenses receberão a primeira parcela do Garantia-Safra 2013/2014 a partir de janeiro deste ano. Serão R$ 850 do benefício dividido em cinco parcelas.
foto tirada da net
Os municípios beneficiados são Aquiraz, Catarina, Capistrano, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Potengi e Tamboril. A primeira parcela estará disponível para pagamento a partir de 2 de janeiro nas Agência da Caixa Econômica Federal ou nas Agências Lotéricas.
207.245 agricultores cearenses de 94 município receberam ou estão recebendo o benefício do Garantia-Safra, referente à safra 2013/2014.
Safra 2014-2015
Agricultores que não se cadastraram ou não receberam o benefício em 2014 podem fazer o cadastro para receber o benefício em 2015. O cadastro deve ser feito nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), nos Sindicatos Rurais ou na Prefeitura Municipal.
350 mil vagas estão garantidas para o Estado do Ceará, segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. Terão direito a se inscreverem no benefício, os agricultores familiares com renda mensal de até R$ 1,5 salário mínimo e que produzem em áreas entre 0,6 e 5 hectares de terra.
O Fundo Garantia Safra está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e institui o Benefício Garantia Safra com o objetivo de garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra em razão do fenômeno de estiagem ou excesso hídrico, situados na área de atuação.
O secretário Nelson Martins confirma ainda que o Estado do Ceará está negociando com o Governo Federal o pagamento do Garantia-Safra aos agricultores familiares já cadastrados caso se confirme mais um ano de seca.

Informações publicadas na  Seg, 29 de Dezembro de 2014 no portal de noticias do governo do Ceará

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Mariana Galvão – estagiária de Jornalismo
mariana.galvao@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Postar um comentário

Postar um comentário