Potengi, verás que um filho teu não foge à luta!

Livro: Águas para que(m): grandes obras hídricas e conflitos territoriais no Ceará é lançado no Cariri


Nos dias 02 e 03 de dezembro foi lançando, aqui no Cariri, o livro "Águas para que(m): grandes obras hídricas e conflitos territoriais no Ceará", do professor Anderson Camargo. O livro é resultado de sua pesquisa no Mestrado em Geografia na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e trata dos conflitos que marcam a região do Cariri, sobretudo às comunidades atingidas com projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC).




Anderson Camargo é geógrafo, graduado pela Universidade Regional do Cariri (URCA), e pós-graduado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia Agrária (GEA), sua dissertação de Mestrado, intitulada "Transformações Territoriais no Cariri Cearense: o contexto de conflitos no Baixio das Palmeiras, Crato-CE".

No trabalho acadêmico, Anderson se dedica à formação histórica dessas comunidades, os impactos que o Cinturão das Águas causa, as transformações nestes locais e nas vidas destas pessoas. Como diz no posfácio o professor Jorge Montenegro, citando o cantador François Silvestre, é um trabalho "para se contagiar com a alegria e o esforço das resistências que não cessam, trazendo 'no peito o cheiro e a cor de sua terra, a marca de sangue de seus mortos e a certeza de luta de seus vivos'. O espaço no livro do Anderson, portanto, está tão vivo como o tempo e ambos se enlaçam dando sentido e se constituindo no cerne da construção social".

O lançamento foi em dois espaços. O primeiro aconteceu na sexta-feira (02), no Geopark, em Crato. Lá, teve a participação de André Monteiro (FIOCRUZ) que irá lançar um documentário sobre os impactos da Transposição do Rio São Francisco nas comunidades. O segundo momento aconteceu no sábado (03), na comunidade rural de Baixio das Palmeiras, com participação do Grupo Maneiro Pau local.


Agradecimentos do Professor Anderson Camargo
 
Quero agradecer axs amigxs que se envolveram na construção do lançamento do livro Águas para que(m): grandes obras hídricas e conflitos territoriais.
Gratidão por todo empenho e partilha.
O livro é nosso e estamos à inteira disposição para o diálogo. É uma proposta de interpretação do paradigma de enfrentamento às secas consolidado no Ceará, seus sentidos territoriais, políticos e financeiros e os conflitos territoriais ensejados nesse processo. É, pois um estudo sobre a região do Cariri sobre um olhar geográfico, que tenta dialogar entorno das transformações territoriais com o desenvolvimento do capitalismo na região, a partir das categorias Estado, desenvolvimento e conflitos.
Esperamos continuar dialogando entorno da temática e que seja esse esforço uma contribuição para o conhecimento geográfico sobre o Cariri e o Ceará.        Gratidão! Abraços!



Confira o vídeo de lançamento, feito pelo amigo Wagner Oliveira, Link: https://www.facebook.com/anderson.camargo.509/videos/vb.1676770312/10206330657340095/?type=2&theater



Materia produzida com informações da pagina do evento, https://www.facebook.com/events/1022330214559806/ e Facebook do Professor Anderson/   

Postar um comentário

Postar um comentário