Potengi, verás que um filho teu não foge à luta!

Pôr do Sol no Cariri

Você conhece o Pontal de Santa Cruz?


OPontal de Santa Cruz é um dos geossítios mais belos do Geopark Araripe, o qual está situado na Cidade de Santana do Cariri, no topo da chapada. Um lugar belíssimo, de onde é possível apreciar a região de um ponto de vista único. É inegável a beleza do local, a vista, o vento, a capela, a cruz, tudo faz do Pontal um destino obrigatório ao se visitar o cariri. Tudo forma um conjunto de belezas extraordinárias e irresistíveis de se conhecer.
Apenas caminhar pela plataforma já é considerado por muitos, uma experiência fantástica. Mas não se engane, o simples fato de visitar o Geossítio em horários diferentes, mudará sua experiência, pois como quase tudo no cariri, o Pontal de Santa Cruz é bonito pela diversidade e nesse caso, nos referimos às diversas formas de aproveitar o passeio, seja através da trilha, das orações na capela, ou apenas para meditação.
Dessa vez, fomos à Santana do Cariri no fim da tarde, com o intuito de apreciar o pôr do sol. Na ocasião, tivemos uma experiência completamente diferente da anterior, pois fomos acompanhados pelo  guia de turismo, Nilton Alves, profissional filiado à Associação de Guias de Turismo da Região do Cariri, AGTURC.

Chegamos ao Geossítio pouco antes do pôr do sol, aproveitamos para nos preparar para o espetáculo de cores no céu. O sol se põe rapidamente e altera a paisagem de forma contínua, não deixando muito tempo para as fotos, ou seja, não desprenda muito tempo com selfs e coisas do tipo. Aproveite a maior parte do tempo para simplesmente apreciar o espetáculo do pôr do sol ao final de mais um dia e entrar em sintonia com a natureza exuberante do nosso cariri.
Ao cair da noite, fizemos um piquenique nos arredores e conversamos um pouco, antes de sair em caminhada noturna até o início da trilha, por onde retornamos ao pontal. A trilha do Geossítio Pontal de Santa Cruz é curta, pouco mais de 400 m, no entanto seu grau de dificuldade é alto, pois envolve uma subida íngreme com alguns pontos de leve escalada. Apesar da lua cheia, a visibilidade na trilha era baixa à noite, por isso, não recomendamos esse passeio sem um guia experiente, além disso, o esforço físico considerável e estrutura deteriorada em algumas partes, requer atenção redobrada.
E você, conhece o pontal de santa cruz? Tem certeza?


Com informações de https://www.turismonocariri.com.br

Postar um comentário

Postar um comentário