Potengi, verás que um filho teu não foge à luta!

Dia 30 vai ser maior! Entidades estudantis convocam novos atos após #15M histórico



Depois de 1,5 milhão de pessoas inundarem as ruas de todo o Brasil em um #TsunamiDaEducação no último dia 15 de maio, a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), ao lado de outras entidades estudantis, estão convocando uma nova onda de mobilizações para o próximo dia 30 de maio contra os cortes de 30% do ministro da educação Abraham Weintraub na educação pública brasileira. Veja em quais cidades já há novos atos confirmados para este #30M!

TSUNAMI DA EDUCAÇÃO FEZ HISTÓRIA
O “Dia Nacional em Defesa da Educação” entra para a história como a principal mobilização massiva da população brasileira descontente com as políticas absurdas do governo de Jair Bolsonaro. Foram atos em ao menos 65 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal, que tomaram as ruas desde as primeiras horas do dia 15 para dizer em alto e bom som ao governo federal que não aceitariam os cortes de 30% no orçamento das universidades e institutos federais, inviabilizando a manutenção das atividades em vários deles. As manifestações também eram convocadas por diversas entidades de docentes e trabalhadores da educação contra a proposta de Reforma da Previdência do governo Bolsonaro.
Durante o dia, Jair Bolsonaro chamou os estudantes que ocupavam as ruas do país de “idiotas úteis” e “”massa de manobra” durante uma controversa viagem para Dallas (EUA). A declaração incendiou ainda mais os grandes atos que estavam marcados para a tarde da quarta-feira.
Ao mesmo tempo, na Câmara dos Deputados, o Ministro da Educação Abraham Weintraub era questionado no plenário da Câmara dos Deputados sobre sua medida de cortar o orçamento da educação pública brasileira. Representando o PSOL, Ivan Valente (SP), Fernanda Melchionna (RS) e Talíria Petrone (RJ) interrogaram e apontaram as diversas mentiras ditas pelo “ministro dos chocolatinhos” aos deputados federais.
As redes sociais ferveram com a repercussão tanto dos atos nas ruas, como da sabatina ao Ministro da Educação.
Ver imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no Twitter
Atos enormes e históricos dos estudantes e professores por todo o Brasil. Nas fotos, Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). E não acabou hoje! Dia 30 tem mais!

📸 CUCA da UNE, PSOL, Mídia Ninja e Lucas Leffa.
64 pessoas estão falando sobre isso
Os verdadeiros idiotas inúteis estão no governo! A @fernandapsol emparedou as mentiras de Abraham Weintraub sobre a educação brasileira hoje na Câmara.
Balbúrdia é um ministério chefiado por um arrogante, debochado e incompetente. @taliriapetrone desnudou o desconhecimento de Weintraub e as mentiras que o ministro tem contado sobre a educação. pic.twitter.com/zx73RQ528Z
480 pessoas estão falando sobre isso
Afirmei que o ministro é debochado, arrogante e incompetente e o deputado Éder Mauro tentou me interromper. Eles não suportam uma mulher - de luta - eleita com mais de 107 mil votos. Azar deles! Aguentem! Vão ter que lidar com o poder do popular e das mulheres nessa casa!
2.715 pessoas estão falando sobre isso
Ver imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no Twitter
As ruas dos quatro cantos do Brasil estão TOMADAS neste por um lindo . Na foto, os atos de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Santa Inês (MA). Estudantes e professores de quatro regiões diferentes do país!

📸 Evelyn Lee e Rodrigo Pilha
40 pessoas estão falando sobre isso
Enquanto o Brasil ocupava as ruas no , nossos deputados do @psolnacamara faziam o ministro Abraham Weintraub ouvir algumas merecidas verdades no plenário.

O primeiro foi @IvanValente.
134 pessoas estão falando sobre isso
Weintraub é o único Ministro no mundo que, com apenas 40 dias de gestão, coloca milhões nas ruas contra o governo que o contratou
446 pessoas estão falando sobre isso
Tá pequeno o em São Paulo contra esse governo de idiotas, olha aí. 😌 Corre que dá tempo de chegar, tá só na concentração! Hoje a aula é na rua!

📸 @MidiaNINJA
127 pessoas estão falando sobre isso
Enquanto o Brasil ocupava as ruas no , nossos deputados do @psolnacamara faziam o ministro Abraham Weintraub ouvir algumas merecidas verdades no plenário.

O primeiro foi @IvanValente.

As manifestações de ontem, em mais de 200 cidades, estão nas capas dos principais jornais do país. “Lute como uma cientista”, “Educação é liberdade”, “Tire as mãos do meu futuro” são algumas frases carregadas pelos milhares q Bolsonaro chama pejorativamente de “massa de manobra”.
24 pessoas estão falando sobre isso

Postar um comentário

0 Comentários