Potengi, verás que um filho teu não foge à luta!

Inaugurado "Museu Casa dos Pássaros do Sertão" em Potengi

 O Ceará ganhou mais um museu orgânico. Nesta quarta-feira (18), o Sesc Juazeiro do Norte inaugura o Museu Casa dos Pássaros do Sertão, no município de Potengi. O novo equipamento tem como principal premissa estabelecer um vínculo entre o legado histórico do saber dos mestres e suas moradias.

                                    O equipamento é um espaço de observação e de fotografias de aves

Museu Casa dos Pássaros do Sertão é nova opção turística


O equipamento, localizado no Sítio Pau Preto, faz parte do projeto Museus Orgânicos do Sesc  e se transformou em um espaço de observação e de fotografia de aves de autoria de Jefferson Bob. Além de fotógrafo, Bob é biólogo e conhcedor da avifauna. Desde criança, Jefferson teve a infância contectada com o Sítio dos avós, Seu Mário Abraão e Dona Zizi, que moram no local até hoje.

O Sítio Pau Preto conta atualmente com 212 espécies de aves catalogadas e registradas no 'E-bird'. O projeto atraiu visitantes e agências de observação de aves de várias partes do mundo, o que exigiu que Bob e a mãe, Ivete Guedes, transformassem o local em um ponto de acolhida, com hospedagem familiar. 

A história do Museu Casa dos Pássaros do Sertão começou em meados dos anos 30 e 40 com a mudança dos pais de Dona Zizi para a fazenda Belo Horizonte. Hoje o Sítio Pau Preto é o pioneiro do Nordeste com  área exclusiva para a atividade de observação de aves. 



  Fotos: Reprodução

Postar um comentário

0 Comentários